Toxinas Parte II
Em nossa vida moderna super corrida, é fácil ignorar a presença das toxinas e o impacto delas em nossa saúde. No entanto, depois que experimentei os benefícios de uma menor exposição no meu dia-a-dia, resolvi compartilhar com vocês o caminho que estou percorrendo. A conscientização sobre o tema é o primeiro passo para incentivar a mudança. Primeiro se aprende um conceito, depois vem uma ação e, com a repetição consistente, torna-se um hábito. Então, estou compartilhando aqui as principais coisas que eu tenho feito para proteger minha saúde e a da minha família. Talvez você se inspire e encontre como reduzir toxinas do seu jeito.
Minha História
Cresci sofrendo de alergias. Uma vez na 6ª série, acordei com o rosto tão inchado que minha irmã disse que eu estava a cara do Rocky Balboa. Eu cresci nos anos 80 e o filme Rocky foi muito popular naquela época. Lembro-me de várias crises durante o ensino médio, quando não conseguia manter a cabeça baixa para fazer as provas porque meu nariz não parava de escorrer. Ás vezes meus olhos lacrimejavam e o nariz escorria ao mesmo tempo, era horrível. Por muito tempo, até a parte de trás do botão da calça jeans me dava coceira e vermelhidão. Depois que nos mudamos pra um ambiente doméstico menos tóxico e, à medida que fui fazendo melhores escolhas alimentares, as crises de alergia começaram a ser menos frequentes.
Orgânicos e não Transgênicos
Não posso dizer o suficiente que comprar frutas, verduras e legumes orgânicos faz diferença. O glifosato, princípio ativo do famoso herbicida Roundup amplamente usado no mundo todo, tem sido associado ao câncer e a doenças autoimunes. Resíduos de pesticidas, que ficam na superfície dos produtos mesmo depois de lavados, causam pequenas fissuras na parede intestinal contribuindo para a inflamação crônica. O risco é real. Eu dou preferência para produtos orgânicos e não transgênicos sempre. Sei que assim estou reduzindo minha exposição a toxinas. Pode custar mais caro agora mas, no longo prazo sei que vou economizar na farmácia e nas despesas médicas. Para mais informações sobre o assunto consulte o site No GMO Shopping Guide.
Filtrando Minha Água
Também não me canso de falar da importância da água. Ela é necessária para todos os processos fisiológicos em nosso corpo. Aliás, nosso corpo é 70% água! Como precisamos beber muita água todos os dias, é importante que seja a mais limpa possível. Então, comecei a usar água filtrada até para fazer café e cozinhar. O cloro residual e metais pesados são toxinas comuns na água de torneira. Usar um bom filtro de carbono ativado ou osmose reversa dá tranquilidade em ter água de boa qualidade.
Produtos Naturais
Troquei o detergente e o amaciante de roupas líquidos por alternativas sólidas, naturais e ecológicas. Essa é uma forma de reduzir o uso de plástico e a exposição à resíduos de produtos químicos. Experimentei diferentes marcas e optei pelo ECOS Plant Powered – que é feito sem corantes, formaldeído e ftalatos. Enzimas são o principal ingrediente ativo deste detergente. Meu próximo passo será produtos de limpeza – vou começar a usar ingredientes simples como vinagre, bicarbonato de sódio e óleos essenciais. Você encontra o detergente ECOS na Amazon ou no site da Vitacost.
Higiene Pessoal
A pele é o maior órgão do corpo humano. Tudo que colocamos na pele é absorvido e acaba na corrente sanguínea. Por isso tenho lido com cuidado os rótulos dos produtos de higiene pessoal. Tenho escolhido produtos naturais e orgânicos, para garantir que o que coloco na minha pele seja tão saudável quanto o que eu como. Sempre usei sabonete em barra e agora eu estou usando shampoo em barra, funciona bem! Além disso é outra forma de reduzir o consumo de plástico. Protetor solar também troquei. Não compro mais os de spray pois, são os mais tóxicos devido ao teor de oxibenzona. Mudei para protetor solar mineral com óxido de zinco ou dióxido de titânio como princípio ativo. Você pode consultar o site do EWG para várias marcas e tipos de produtos certificados como “limpos”.
Troca de Sucesso
As minhas trocas mais bem-sucedidas até agora foram a pasta de dente e o desodorante – mudei para Bite e adorei. A pasta de dente da Bite é sólida e as pastilhas vem em um potinho de vidro bem charmoso. O desodorante Bite vem em uma embalagem de alumínio bem elegante, mas sem alumínio na fórmula. O alumínio é o principal ingrediente da maioria dos desodorantes e antitranspirantes e têm sido associado ao câncer de mama. Tanto a pasta de dente quanto o desodorante da Bite são feitos somente com ingredientes naturais. As embalagens são sustentáveis e possuem refil.
Reduzindo o uso de Plástico
Reduzir consumo de plástico se tornou uma missão pra mim. Eu nunca fui fã de descartáveis nem de embalagens de uso único. Agora estou indo mais além e substituindo aos poucos meus tapware por potes de vidro e aço inox. Joguei fora várias tábuas de corte de plástico também. É a minha pequena contribuição para um planeta mais saudável e um ambiente menos tóxico para todos nós. Os recipientes plásticos liberam o famoso BPA (Bisphenol-a) quando aquecidos. Tanto o BPA quanto os micro resíduos de plásticos são comprovadamente tóxicos pro sistema endócrino.
Dicas para Usar Plástico
Se você decidir usar plástico, certifique-se de que o alimento esteja frio antes de guardar. Não guarde nada em plástico por longos períodos de tempo. Quanto mais longo o tempo de contato, maior o risco de contaminação. Quando for comprar um recipiente plástico, verifique o código de reciclagem no fundo. Evite comprar qualquer pote com os códigos 3, 6 ou 7. Eles normalmente contêm ftalatos, estireno e bisfenóis, a menos que sejam rotulados como “de base biológica” ou “greenware“.
Radiação
Campos eletro-magnéticos (CEM) – também conhecidos como “radiação”, são campos invisíveis de energia produzidos pela presença de corrente elétrica. Há muito tempo sabemos que o excesso de radiação é prejudicial – aventais de chumbo e barreiras físicas são usadas nesses exames desde sempre. O problema do mundo high tech é que agora estamos hiper-expostos a CEM. Fornos de micro-ondas, computadores, redes Wi-Fi, celulares, dispositivos Bluetooth, linhas de energia, barbeadores, secadores de cabelo, cobertores elétricos, rádios, TV, e a lista não pára. Embora os CEM não-ionizantes sejam fracos e considerados inofensivos para a saúde humana, os CEM ionizantes, que consistem em radiação de média a alta frequência, podem causar danos celulares e/ou ao DNA quando da exposição prolongada.
Como Reduzir Toxinas
Eu diria que o telefone celulare é o pior vilão em se tratando de CME porque estamos grudados nele o tempo todo. Eu entendo, eles são incríveis em vários aspectos. No entanto, à medida que a conectividade fica mais rápida e melhor a nossa dependência do telefone só vai aumentar. Ou seja, estaremos nos expondo cada vez mais à “radiação” prejudicial.
Como tenho usado meu telefone com mais frequência por causa da natureza do meu trabalho agora, estou sendo mais cautelosa. Para carregá-lo durante à noite mantenho-o o mais longe possível da minha cabeça. Melhor mesmo é desligar ou manter em modo avião quando não estiver em uso – assim ele não emitirá pulsos de radiação tentando se conectar. Eu mantenho meu telefone longe do meu corpo o máximo possível. Evite guardá-lo no bolso ou no sutiã. Tenho usado o viva-voz com mais frequência também pra evitar o contato direto com a cabeça.
Há muito mais informações disponíveis sobre os CEM. Tenha em mente que é melhor estar blindado ou longe de dispositivos elétricos. Não compre uma cama ou poltrona elétricas e mantenha seu roteador fora do seu quarto. A toxicidade dos CEM está se tornando cada vez mais um problema de saúde. Para saber quais os sintomas de intoxicação por CEM e como tratá-la, consulte o site da CEM Academy. Para mais informações sobre como tornar sua casa mais segura, confira o site da CEM Guru.
Notas Finais
Claro que ainda há muito caminho pela frente mas, essa jornada para redução de toxinas já me trouxe melhorias. Embora seja muita coisa, fui dando um passo de cada vez e continuo caminhando. Esse texto é um convite para você se juntar a mim rumo a um estilo de vida menos tóxico. É uma jornada em prol da nossa saúde e da saúde do planeta. Juntos, podemos fazer a diferença! Um passo de cada vez!
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!
Anna Karina.
Leia mais sobre o tema em Toxinas.
Anna Resende
Coach de Saúde e Nutrição Integradas
Certificada pelo IIN - Institute for Integrative Nutrition.