Lidamos com Toxinas Demais
Minha filha se irrita quando ela se queixa de algum sintoma e eu recomendo um chá. Outro dia ela desabafou: “não sei porque você tem tanto ódio de remédio!”. Então hoje eu resolví escrever sobre toxinas. Quero explicar não só pra ela mas pra todos os meus leitores que eu não odeio remédio. Eu tenho sim vários motivos para acreditar que drogas devem ser usadas como o último recurso. Já lidamos com toxinas demais sem elas.
O Mundo está Altamente Tóxico
Em nenhuma outra época enfrentamos uma carga de toxinas tão grande como a que enfrentamos atualmente. Mas, o que são toxinas? De uma maneira bem simples toxina é tudo que o nosso organismo não necessita e, portanto, precisa eliminar constantemente. Cientificamente falando, toxinas são moléculas produzidas pela atividade metabólica das células e podem causar doenças quando acumuladas. Enquanto toxinas tem origem biológica, outros elementos e compostos químicos não orgânicos são coloquialmente chamados toxinas por serem tóxicos, independentemente de sua origem.
Bombardeio Químico
Nosso corpo foi projetado para eliminar as toxinas produzidas pelo metabolismo das nossas células entretanto, estamos expostos à cerca de 82 mil produtos químicos sintéticos no nosso dia-a-dia. Eles estão no ar, na água, na comida, nos produtos de limpeza e de higiene pessoal, nos cosméticos e medicamentos. Estão literalmente em toda parte. Mais de 80 mil destes produtos são aprovados para uso sem nunca terem sido testados para o consumo humano. Eles não são tecnicamente toxinas mas, são tóxicos. Então nosso corpo precisa se livrar deles também.
A Indústria Química
A indústria química, na qual a farmacêutica está inlcuída, é a segunda maior do mundo, com faturamento de mais de 4.7 trilhões de dólares em 2021. Isso, infelizmente, justifica o proteciosimo das normas regulamentadoras à indústria em detrimento à saúde pública. O legislativo americano criou a regulamentação sobre produtos químicos em 1976. Na ocasião foi escrito o Toxic Substances Control Act, e embora novos produtos químicos sejam criados a cada dia, nenhuma revisão significtiva foi feita no TSCA desde então.
A Indústria Moderna
A indústria alimentícia foi se modernizando nas últimas décadas. Um maior número de ingredientes foram sendo acrescentados nos alimentos industrializados. Adoçantes, espessantes, conservantes, sabores e aromas artificiais. Isso tudo para aumentar a vida útil de prateleira, deixar os produtos mais saborosos e mais atrativos para os consumidores. Entretanto o nosso bom e velho corpo humano não sofreu nenhum upgrade. Temos o mesmo fígado que nossos antepassados. Consequentemente nossa capacidade de detoxificação continua a mesma. O que significa dizer que estamos sobrecarregando nosso corpo cada dia mais.
Cenário da Saúde Infantil
A consequência disso é o aumento exponencial no número de casos de doenças infantis. O Câncer é a primeira causa de morte (depois de acidentes) entre crianças menores de 15 anos nos Estados Unidos. Em 1970 uma a cada 10 mil crianças era diagnosticada com autismo. Em 2020 esse número subiu para uma a cada 36 crianças. Nos últimos 20 anos houve um aumento de 300% no número de alergias e asma. No mesmo período aumentou em 400% o número de diagnósticos de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Isso sem falar em obesidade infantil e diabetes. Difícil acreditar que o aumento da carga de toxinas não tem influência nesse cenário.
Como o Corpo se Livra de Toxinas
O funcionamento do fígado, nosso principal orgão de detoxificação, é bastante complexo. Para que as toxinas sejam eliminadas, elas precisam ser solúveis em água. Então no processo de detoxificação compostos liposolúveis (solúveis em gordura) são transformados em hidrosolúveis, o que ocorre basicamente no fígado. Na primeira fase as enzimas hepáticas quebram as toxinas. Na segunda fase uma molécula é adicionada a cada sub-produto da primeira fase para aumentar a solubilidade em água. E na terceira fase esses compostos são transportados para os rins ou para o intestino delgado para eliminação.
O que é Necessário pra Detoxificar
Todas as fases do processo de detoxificação envolvem reações químicas que requerem aminoácidos, antioxidantes, vitaminas, minerais e fitonutrientes. Esses nutrientes fazem parte das reações ou agem como catalizadores. Os mais importantes são as vitaminas C e do complexo B (especialmente B12 e B9), aminoácidos como a cisteína, methionine e colina, antioxidantes como glutatione e resveratrol. Além disso muita fibra e água são necessárias para ajudar a eliminação por ambas as formas, urina e fezes.
Como Ajudar o Fígado
Embora o processo de detoxificação seja bem complexo a forma como podemos ajudá-lo é simples – alimentação e vida saudáveis. Alimentos nutritivos fornecem todos os nutrientes necessários para a otimização do processo de detox. Frutas, verduras, legumes, leguminosas, gorduras saudáveis como castanhas e azeite de oliva, ervas, sementes, e grãos integrais estão na lista. Sempre que possível opte por produtos orgânicos para evitar a carga de pesticidas.
O que Evitar
Tão importante quanto o que você come é o que você não come. Os piores inimigos da detoxificação são: gorduras hidrogenadas (ou trans), óleos vegetais, xarope de milho, açúcar branco, bebidas alcólicas, embutidos, cereais matinais e demais alimentos industrializados. Isso porque todos são altamente processados com vários produtos químicos usados para adoçar, extrair, dissolver, branquear e eliminar odores. Processos que deixam resíduos tóxicos além de uma aparência bonita, cheiro e sabor agradáveis.
E os Medicamentos?
Medicamentos nada mais são que produtos químicos sintetizados para amenizar rapidamente os sintomas de determinadas doenças. Eles não fornecem nenhum nutriente nem eliminam a causa raíz de nenhum problema. Muito pelo contrário, eles contribuem para a sobrecarga do sistema detox. Podem causar acúmulo de toxinas no cólon, no fígado, nos rins, no sangue, nos linfonodos, músculos ou tecidos. A única coisa que se pode esperar de um medicamento é o efeito anti inflamatório. O que pode ser conseguido também através da alimentação, sem nenhum efeito colateral. O corpo só precisa de nutrientes e repouso pra se curar.
Outra via de Entrada
Outra via de acesso para toxinas é a pele – o maior órgão do corpo humano. Tudo que entra em contato com a pele é absorvido e vai parar na corrente sanguínea. Por isso é importante escolher produtos de que não contenham componentes tóxicos. Dica válida para produtos de higiene pessoal, maquiagem, cosméticos e limpeza em geral. O EWG – Environmental Working Group é uma boa fonte de consulta. Eles fornecem a avaliação de uma vasta gama de produtos por categoria. Aqueles que são agraciados com o selo do EWG são considerados limpos e seguros.
Práticas Holísticas
Além disso várias práticas holísticas podem ser usadas para ajudar o sistema de detox. Raspar a língua pela manhã, gargarejar com óleo de côco, escovar a pele à seco, tomar banhos frios, banhos de sal, difundir óleos essenciais, usar cristais, fazer exercícios de respiração e atividades físicas como pular corda, caminhada e yoga. Todas essas são práticas, cientificamente comprovadas, que auxiliam na detoxificação. Tão importante como cuidar das toxinas que entram pela alimentação e pela pele é cuidar do que entra no coração. Pensamentos e relacionamentos podem ser igualmente tóxicos.
Concluindo
Os maiores médicos funcionais de todos os tempos enfatizam que a base da saúde é a alimentação. Hippócrates, o médico grego considerado o pai da medicina moderna, já dizia isso 440 anos antes de Cristo. O que você come, a qualidade dos ingredientes e da água que você utiliza podem deixar você saudável ou doente. Para uma melhor qualidade de vida faça boas escolhas sempre!
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!
Anna Karina.
Leia mais em Potencial de Cura do Corpo – A Supermáquina.