Um é um Número Inteiro
Ouvi a frase Um é um Número Inteiro numa entrevista sensacional que Greg Harden deu ao Podcast da Cathy Heller. Achei a frase incrível! Greg é coach pessoal de alta performance, palestrante motivacional, autor e consultor. Ele foi coach de Tom Brady e Michael Phelps por muitos anos, desde o início da carreira dos dois atletas. Foi Greg quem os ajudou a serem os campeões que são no esporte e na vida. Um é um número inteiro quer dizer que tudo que você precisa é você mesmo. Tudo que você precisa está dentro de ti, é uma parte de você que pode te amar com todas as suas imperfeições. O autoamor é isso.
Autoamor
Ermance Dufaux, psicografada por Wanderley Oliveira no livro Emoções que Curam, nos diz que o autoamor é a construção de uma relação amorosa e acolhedora com nós mesmos. Ela continua – O amor é um aprendizado. Amar a si, amar ao próximo, e amar a Deus são princípios universais da evolução. Todos estamos destinado à esse aprendizado no campo do aprimoramento espiritual. Entretanto, para cada espírito – para cada UM, as estratégias de aprendizado são diferentes e variam de acordo com o nível de amadurecimento moral e espiritual de cada indivíduo. Independentemente da estratégia utilizada, aprender o autoamor tem o potencial de transformar a saúde e a vida das pessoas.
Um é Inteiro
“Quem cuida de si com amor legítimo edifica um alicerce sólido para erguer uma convivência saudável, rica de afeto e com disposição de inclusão incondicional do seu próximo”. “Quem se ama sente-se saciado, preenchido, e por essa razão guarda uma capacidade maior e mais equilibrada de estender a mão e de colaborar com as necessidades alheias.” “Quem se acolhe amorosamente se abre ainda mais para o seu próximo. Quem se ama vai com o seu melhor em direção ao seu semelhante.” Portanto, o autoamor é o primeiro passo para a saúde emocional, sem a qual não há como ser saudável.
A Estratégia
Embora as estratégias para desenvolver o autoamor sejam individuais, todas passam pela aceitação. O autoamor só é possível quando aceitamos a realidade e não resistimos ao que somos e ao que a vida e as pessoas são. Quem aceita permite um estado interior de otimismo e coragem. Pessoas que não se amam passam a vida querendo mudar o mundo e os outros. Como Patricia Moreno sabiamente disse: “Autoamor não é tentar mudar a mim mesmo, é mudar o que eu penso sobre mim.”
Saúde Espiritual
Patricia Moreno foi uma das pioneiras na inclusão da espiritualidade no mundo fitness. Em 2002 ela criou um programa de exercícios que ela chamou de IntenSati – fundindo a palavra “intenção” com o termo budista “sati”, para atenção plena ou consciência. Patricia intercalava refrões como “Sou digna do meu próprio amor” ou “Tudo o que preciso está dentro de mim” entre os exercícios de aeróbica que ensinava. Tive a oportunidade de vê-la, em uma palestra gravada para o IIN, durante meu curso de formação de coach em saúde. Ela tinha morrido de câncer pouco antes, em Fevereiro de 2022, aos 57 anos.
Criança Interior
Existe uma criança que continua vivendo eternamente dentro de cada um de nós. Reconhecer e processar as experiências dessa criança são etapas fundamentais do processo de aceitação que viabilizará o autoamor. Não importa quão boa ou ruim a sua infância foi, todos passamos por experiências que deixaram marcas e afetam como nos relacionamos hoje. Esse é o conceito de Criança Interior que me foi apresentado por Stefanos Sifandos, psicólogo, educador, cientista comportamental e especialista em relacionamentos.
Cuidando da sua Criança
Stefanos me ensinou que eu sou responsável por cuidar da minha menina interior. Eu, e só eu, tenho obrigação de dar a ela o que ela nunca recebeu. Ontem recebí uma mensagem escrita por Zack Bodenweber para o seu garoto interior. A mensagem me tocou pofundamente, comecei a ler as lágrimas começaram a cair. Era uma mensagem de aceitação, compaixão e amor por aquele garotinho. Zack é Diretor de Conteúdo do curso de formação de coaches de saúde do IIN, um coach extraordinário, uma pessoa de muita luz a quem eu muito admiro pelo bom coração, energia e carisma. Ler a mensagem dele me fez entender que eu não estou sozinha. Todos precisamos aprender o autoamor, todos precisamos cuidar da nossa criança interior.
Lição em Prática
A imagem deste texto é uma foto minha aos 5 anos de idade. Ela faz parte da decoração do meu escritório desde que aprendi que precisava me re-conectar com a minha criança interior. Desde então converso com ela todos os dias. Nos finais de semana a levo pra andar de bicicleta e pra passear no parque. Sei o quanto ela gosta de se mexer e estar junto à natureza. Eu tenho cuidado pra que ela coma bem, durma bem e se exercite. Essa menininha sempre foi cheia de energia. É minha responsabilidade dizer a ela que ela é muito amada, que não fez nada de errado e que está segura agora.
A Mensagem
Ermance Dufaux, Greg Harden, Patricia Moreno, Stefanos Sifandos e Zack Bodenweber estão todos alinhados na mesma mensagem – Conhece-te a ti mesmo. Aceite seu passado com compaixão, sem julgamento. Processe suas emoções, permita-se sentir tristeza e chorar por elas. Viva o luto e enterre seu passado. Construa um relacionamento com a sua criança interior e a faça feliz. O desconforto emocional que experiêncais da infância causam é devido à energia aprisionada que acaba interferindo nas nossas experiências presentes. Se reprimimos ou evitamos emoções foi porque fez sentido naquele momento. É preciso reconhecer quando a repressão não nos serve mais. Assim como Zack, eu me libertei de anos de sofrimento emocional depois que me reconectei com a minha criança interior.
Autocuidado
Autocuidado é uma forma de expressar o autoamor. Cuidar de si vai muito além de fazer as unhas e o cabelo. É preciso cuidar da casa interna, limpar o coração de rancores e mágoas, perdoar. Ser autêntico, falar sua verdade e expressar sua criatividade também são formas valiosas de autocuidado. Ainda é preciso cuidar da casa mental, manter pensamentos positivos, meditar, praticar a gratidão, estar na natureza e com pessoas que te elevam. Não se pode esquecer do corpo físico. O corpo é o instrumento do nosso espírito. Ele precisa estar saudável pra que possamos realizar nossas grandes obras na Terra. Cuide pra que ele esteja bem alimentado, hidratado, descansado e sempre em movimento.
Eu me Amo
Não podemos dar ao outro o que não damos a nós mesmos. O que não toleramos em nós não toleramos nos outros. Por isso o autoamor é a chave pra nossa saúde emocional. Ele abre as portas para relacionamentos saudáveis. Hoje reconheço, aceito e processo cada emoção que as minhas experiências me trazem. Continuo trabalhando na construção do relacionamento com a minha criança e cuidando de nós duas. Agora entendo melhor minhas reações e consigo falar abertamente das minhas necessidades. Eu sei exatamente a pessoa que eu quero me tornar. Encontrei o meu caminho e meu propósito. Parte da minha missão é compartilhar essa jornada de descobertas com vocês.
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!
Anna Karina.
Leia sobre emoções tóxicas em Toxinas.
Anna Resende
Coach de Saúde e Nutrição Integradas
Certificada pelo IIN - Institute for Integrative Nutrition.