Amor por Animais
Eu adoro animais! Sempre gostei, desde menina. Minha mãe conta uma história de quando eu tinha uns 4 anos, durante um dos nossos acampamentos, ela me pegou alimentando os sapos. Sapos! Sim, eu estava perto de uma lâmpada portátil, pegando os insetos ao redor da lâmpada e dando pro sapo. Eu adoro sapos até hoje. Em algum momento pensei em ser veterinária mas, acabei mudando de ideia. Os animais sempre me fizeram muito bem. Atualmente existem várias linhas de pesquisa comprovando os benefícios dos animais de estimação à nossa saúde.
Lady Luna
Apesar de gostar de tudo quanto é tipo de bicho eu adoro cachorros. Tive um Pastor Alemão na minha infância, uma Collie na minha adolescência e assim que me casei comprei a Luna, uma Cocker Spaniel azul ruão linda! Luna era uma lady, super comportada e companheira. Nunca mordeu um móvel, um sapato, nunca estragou nada, nem nunca fez xixi dentro de casa. Estava sempre ao meu lado. Me esperava sair do banho deitada no tapetinho do banheiro. Ela foi o meu bebê por quase 6 anos, até meu filho Gabriel nascer. Ela viveu 13 anos conosco e nos deu muitas alegrias.
Sherlock
Quando nos mudamos pros Estados Unidos meus filhos tinham 10 e 7 anos. Fomos morar num bairro cheio de crianças que brincavam na rua o verão todo. Era uma turminha bem bacana e animada. Todos tinham cachorro, então meus filhos começaram a pedir um. Apesar de saber que seria maravilhoso ter um bichinho novamente eu resistí. Eu já tinha todo o trabalho da casa além do meu trabalho fora de casa e não quis me comprometer. Conseguí resistir por quase 4 anos, quando uma amiga que estava voluntariando em um animal shelter me mandou uma foto do Sherlock.
Amor à Primeira Vista
Quando ví o olhar triste daquele cachorro, todo pretinho e peludo tive certeza que era hora de ter um bichinho novamente. Meus filhos e eu fomos ao shelter naquele dia mesmo. Eles também gostaram do Sherlock e então decidimos adotá-lo. Terminamos a pepelada da adoção depois do fim do expediente. Passamos no petshop pra comprar uma caminha, ração e outros apetrechos e pronto, levamos ele pra casa. A primeira noite ele dormiu na lavanderia mas, no dia seguinte ele já estava dormindo no meu quarto.
Já Treinado
Adotar ou, melhor dizendo, resgatar um animal abandonado tem variás vantagens. A primeira delas é que eles não são mais filhotes então já estão treinados. Desde o primeiro dia Sherlock me mostrou que queria sair pra ir ao banheiro. Ele saiu, fez o que tinha que fazer e voltou correndo pra casa. Desde então esse cachorro tem sido meu companheiro inseparável. Nunca na minha vida recebí tanto amor quanto recebo dele, incondicionalmente, todos os dias, todos os momentos. Ele não sai do meu lado nem quando vou ao banheiro, se me perde de vista fica desorientado.
Benefícios dos Animais de Estimação à Saúde
Quem tem um bichinho de estimação sabe bem como eles alegram a casa e nos dão amor. Mas, na verdade, os benefícios vão muito além disso. Eles dão uma turbinada na nossa saúde física, mental e emocional de formas surpreendentes. O benefício mais evidente é o alívio do stress, não há dúvidas que só de olhar aquelas carinhas fofas já nos derretemos. Várias pesquisas tem comprovado que olhar e fazer carinho em um animal diminui a liberação de cortisol, o hormônio do stress. Isso ajuda a diminuir a pressão arterial e dá a sensação de relaxamento.
Além do Stress
Mas os benefícios de se ter um animalzinho vão ainda mais além. Eles nos ajudam a manter a rotina, a ser mais sociáveis e ativos. Eles nos acordam cedo, praticamente na mesma hora todo dia! Parece ruim mas, é uma ajuda e tanto! A rotina de cuidar de outro ser dá propósito, motiva a sair da cama e diminui a solidão. Quem nunca saiu pra passear com o cachorro e acabou falando com estranhos? Acontece o tempo todo. Aliás, eles pedem pra sair ajudando a gente a manter a rotina de uma caminhada todo dia. Sem falar que você nunca mais caminhará sozinho.
Festa na Chegada
Não há nada como chegar em casa e ser recebido por um cachorro. Não importa se você saiu por meia hora ou por uma semana, eles sempre fazem a maior festa do mundo! Esse sentimento de ser importante, de fazer falta, preenche a alma. Já está provado cientificamente que os animais são excelentes para o redução dos sintomas de depressão, ansiedade e até de transtornos como autismo e hiperatividade.
Cães de Companhia
Os benefícios são tantos que há anos cães vem sendo treinados como animais de companhia para vários casos clínicos, como diabetes por exemplo. A Cleveland Clinic nos Estados Unidos tem um cachorro como “funcionário” permanente. Ele acalma as crianças antes e depois das cirugias e também as incentivam a sairem da cama no pós-cirúrgico. “Cachorros tem o poder de fazer as pessoas se sentirem seguras, e eles se afeçoam mais rapidamente que os humanos”, diz a especialista em vida infantil e cuidadora do cachorro da Cleveland Clinic.
Diversidade para a Microbiota
Como se não bastassem todos esses benefícios, uma pesquisa recente publicada na National Library of Medicine do NCBI – National Center for Biotechnology Information, comprova que há diferenças significativas entre a microbiota de proprietários e não proprietários de animais. Bichinhos de estimação como cães e gatos ajudam a aumentar a diversidade da flora intestinal. Nesse mundo super estéril em que vivemos nos esquecemos que os microorganismos são fundamentais pra nossa saúde e a do planeta.
Apenas 1% das bactérias existentes são patogênicas. A diversidade da microbiota é importantíssima pra nossa imunidade e saúde intestinal. Os cãezinhos quando nos “beijam” estão nos agraciando também com cepas de bactérias. Sei que parece nojento mas, é bom pra saúde. Claro que os bichinhos fazem sujeira e dão trabalho mas, assim como as crianças, nos dão muito mais alegrias. E ao contrário das crianças, não fazem mal-criação nunca!
Lembre-se: bom é o que te faz bem!
Anna Karina.
Pra saber mais sobre a microbiota leia Microbiota e Saúde Mental.