Blog

É Possível Vencer o Câncer

Decidi escrever sobre esse assunto para compartilhar o que aprendi e dizer que há luz no fim do túnel! É possível vencer o câncer.

Porquê Câncer?

Quem não conhece alguém que está lutando contra o câncer? É difícil encontrar alguém que não tenha perdido um ente querido para essa doença implacável. Por isso decidi escrever sobre esse assunto. Gostaria de compartilhar o que aprendi e dizer que há luz no fim do túnel! Para os que estão no meio da batalha – É possível vencer o câncer! Não é fácil nem simples. É preciso ter fé. Uma fé maior que o medo e, o mais importante, disposição para mudança. Desafios não acontecem por acaso então aproveite a oportunidade para encarar a situação por uma perspectiva diferente.

Onde Começa

Tudo começa dentro de uma célula – uma das cerca de 37 trilhões que cada um de nós temos em nosso corpo. A célula é a unidade estrutural e funcional básica de todos os seres vivos. O termo vem da palavra latina cellula, que significa “sala pequena”. Elas são parte de um todo mas, também organismos por si só. Como tal, possuem várias estruturas, chamadas organelas, para realizar suas funções vitais. Da mesma forma, cada tipo de célula tem uma função específica no organismo.

O Milagre

O corpo humano foi perfeitamente projetado para funcionar como uma orquestra. As células crescem, se multiplicam, fazem seu trabalho, envelhecem e morrem. Em sua perfeição divina, o corpo tem mecanismos próprios para se livrar das células mortas e lidar com eventuais defeitos. Há todo um exército de glóbulos brancos, incluindo células T e macrófagos, cuja função é eliminar células velhas e danificadas.

Então o Câncer

No entanto, às vezes esse processo não sai conforme planejado. Quando isso ocorre células anormais crescem e se multiplicam formando tumores. Este é um dos processos naturais que acontecem no corpo. Todo mundo tem células cancerosas. O diferencial é que um corpo saudável, funcionando em sua plenitude, reconhece e elimina tais células. Olhando por esse ângulo o câncer não é o problema mas, um sintoma. O que faz com que o tumor cresça é uma falha sistêmica, metabólica. O crescimento do tumor é resultado de um corpo que está deficiente em nutrientes, sobrecarregado com toxinas e estresse. Fatores que suprimem o sistema imunológico e dificultam o trabalho das células de limpeza.

Vendo de Perto

Eu tinha 18 anos quando vi pela primeira vez alguém lutando contra o câncer. Uma vizinha nossa estava passando por quimioterapia devido à um câncer de mama. Lembro-me de vê-la descendo as escadas de braço dado ao marido. Os cabelos finos e o corpo franzino faziam pensar que ela era mãe dele. Ela veio a falecer pouco tempo depois deixando 2 filhos pequenos – uma tristeza só.

Depois disso, vi várias outras pessoas sofrendo com essa doença. Meu tio e padrinho faleceu perto de um ano após descobrir um câncer de cólon. Quando do diagnóstico, já havia metástase no fígado e foi fulminante. Minha querida prima Aline lutou contra um câncer de ovário por 3 anos mas, também não resistiu. Nos deixou aos 50 anos quando seu filhote tinha apenas 10. Não há nada mais  devastador pra mim do que ver uma criança perder a mãe.

Outros Casos

A belíssima Bettany Krafels lutou contra um câncer de mama por 4 longos anos. Mãe de uma colega da minha filha, ela tinha 40 anos quando recebeu o diagnóstico. Bettany foi a todos os centros de pesquisa das universidades da região e tentou todos os tratamentos de quimioterapia e radiação disponíveis. Me corta o coração pensar que a filha mais velha dela tem a idade da minha filha.

E algumas pessoas estão ainda lutando suas batalhas, como minha querida tia Célia, que têm resistido bravamente por quase 23 anos. Vi também o sofrimento de vários outros familiares, amigos e colegas de trabalho. Alguns lutavam por sí mesmos outros pelos entes queridos. Alguns poucos se curaram, outros descansaram. Se eu soubesse antes o que sei hoje poderia ter ajudado a Bettany e muitos mais.

Há Esperança

Em 2008, pesquisadores do Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas decidiram encontrar a causa da epidemia global de câncer do século XXI. Então conduziram uma meta-análise de várias publicações científicas e publicaram o resumo na Pharmaceutical Research. A análise mostra que apenas 5-10% de todos os cânceres têm causa genética. Os outros 90-95% são causados por uma combinação de dieta, estilo de vida e fatores ambientais. Não foi nenhuma surpresa a descoberta que 25-30% de todas as mortes por câncer são causadas pelo uso de tabaco. Mas um outro fator causal foi mais significativo do que fumar – a alimentação!

Dados Comprovam

Os pesquisadores relataram que a má alimentação foi causa de 30% a 35% de todos os casos de câncer em todo o mundo – totalizando mais de dois milhões de mortes por ano. Um ramo crescente de pesquisas descobriu que uma dieta saudável – rica em uma variedade de vegetais frescos (verduras, legumes, leguminosas, frutas, sementes, castanhas e cogumelos) pode ajudar a prevenir e até mesmo reverter o câncer. 

O Problema

De modo geral, estamos superalimentados e ao mesmo tempo desnutridos. Consumimos proteína, gordura e carboidratos em excesso sem dar atenção aos micronutrientes, que são essenciais. Vitaminas, minerais, enzimas, antioxidantes e fitonutrientes – encontrados em plantas, são o combustível ideal para o funcionamento pleno do nosso corpo. Estes alimentos são completos e têm o poder de re-estabelecer a capacidade do corpo de se curar.

O que algumas pessoas lutando contra o câncer não sabem é estão alimentando seus tumores quando comem açúcar. Glicose é o combustível de todas as células do nosso corpo – incluindo as células cancerosas. Pra quem está doente, comer açúcar é ajudar as celulas do câncer a crescer e se proliferar. Para aqueles que querem prevenir tumores, o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer atesta que a ingestão de açúcar tem uma relação indireta com o risco da doença. Comer alimentos ricos em açúcar pode levar ao excesso de peso e o excesso de gordura corporal aumenta o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Boa Notícia

Chris Wark foi diagnosticado com câncer de cólon em estágio IIIc quando tinha apenas 26 anos. O levaram às pressas para o bloco cirúrgico e recomendaram de nove a doze meses de quimioterapia mas, ele se recusou. Em vez disso, Chris mudou radicalmente sua dieta e estilo de vida. Usou a estratégia da  hipernutrição – consumindo litros de sucos verdes, saladas gigantes, vitaminas de frutas e muitos outros vegetais. Chris é um sobrevivente por 20 anos e está mais forte e saudável do que nunca! Ele escreveu 3 livros sobre sua jornada e ensina as principais mudanças que fez em seu estilo de vida para conseguir se curar. Uma história inspiradora.

Mais Recursos

Em seu livro Ancient Remedies, Dr. Josh Axe compartilha outra jornada inspiradora – a da remissão de sua mãe. Já o pesquisador de saúde natural e coach holístico de câncer, Nathan Crane, organiza periodicamente eventos como o Conquering Cancer Summit. Crane também gravou a série documentário homônima e escreveu o livro (best-seller na Amazon) Becoming Cancer Free. Tudo com o objetivo de levar informação e esperança àqueles na luta. Outros autores como Ocean Robbins, da Food Revolution Network, também tem publicações sobre o tema, como o livro eletrônico Eat to Defeat Cancer. E estes são apenas alguns exemplos, há milhões de outras fontes de pesquisa e inspiração disponíveis na internet.

Denominador Comum

O que há de comum na batalha dos sobreviventes de câncer é a fé. Além da mudança radical em suas dietas, eles acreditaram que a cura era possível. O passo seguinte foi eliminar as fontes de estresse e toxinas de suas vidas. Depois de aprender a usar comida como remédio eles começaram a curar as feridas da alma. Sim, as emoções causam estresse, o qual suprime o sistema imunológico. Guardar rancor, não perdoar, ser uma pessoa amarga, ter ciúmes e criticar os outros deixa o corpo num estado crônico de estresse. Quando os hormônios do estresse estão elevados, o corpo fica em um estado pró- inflamatório e portanto, pró-câncer.

Curando as Feridas da Alma

A neuropsicóloga autora de Switch on Your Brain, Dra. Caroline Leaf, criou uma abordagem simples e eficiente para tratamento das doenças da alma. De forma bem resumida ela recomenda 1. Descubra a fonte do trauma, do pensamento tóxico ou da memória; 2. Conecte-se com alguém que possa servir como um mentor enquanto você enfrenta suas mágoas do passado; 3. Aceite o que aconteceu e repita o acontecido pra você mesmo em voz alta; 4. Use seu sofrimento para o bem.

A importância da cura emocional também é mencionada pelo Dr. Axe em seu livro Ancient Remedies, onde ele compartilha técnicas milenares para serem usadas na cura e na manutenção da saúde. Meditação, gratidão, orações, afirmações e caridade foram partes integrantes da rotina de cura de sua mãe. 

Viver é Uma Escolha

Com certeza é mais fácil falar do que fazer. O importante é saber que é possível! É preciso acreditar que é possível. Que a sua fé seja maior que o seu medo. Encare o desafio como uma oportunidade de crescimento. Foi o que Chris, Nathan e tantos outros fizeram. Eles transformaram suas batalhas em missão de vida. Agora eles ajudam milhares de outras pessoas a se curarem.

Sua alimentação, seu estilo de vida e a maneira como você gerencia o estresse podem promover tanto a saúde quanto a doença. Sim, é uma escolha. Só você pode mudar a maneira como leva sua vida. Faça boas escolhas!

Lembre-se: Bom é o que te faz bem!

Anna Karina.

Leia mais sobre como usar comida como remédio em Inflamação.

Anna Resende

Anna Resende

Coach de Saúde e Nutrição Integradas
Certificada pelo IIN - Institute for Integrative Nutrition.

Toda semana eu publico um jornalzinho gratuito chamado Dicas da Mamma,

no qual eu compartilho temas relacionados à saúde e bem-estar, receitas e bons livros.

Para receber é só se cadastrar clicando no botão abaixo.

Estou feliz em anunciar a publicação do meu primeiro livro eletrônico

A Weekend of Feeling Great!

– Por enquanto só disponível em Inglês – 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia mais

Sementes de Bem-Estar

Falar de hábitos saudáveis como sementes de bem-estar é parte essencial da minha missão de ajudar a tornar o mundo um lugar livre de doenças

read more

Metas de Ano Novo

Se você tem dificuldade em atingir suas metas de ano novo, este artigo é para você! Um compilado sobre como atingir objetivos.

read more