Paixão por Movimento
Eu sempre gostei de praticar atividade física. Fui uma criança muito ativa. Gostava, pular corda, pular elástico, brincar de polícia e ladrão na rua, subir em muros e em árvores, andar de bicicleta e nadar. Em uma determinada fase da minha infância até me encantei pela ginástica olímpica mas, nunca fui além de “virar estrela”. Foi já no começo da minha vida adulta que comecei a sentir atração pela atividade e fui entender a yoga como um movimento consciente. Infelizmente só tive oportunidade de começar a praticar depois de completar quarenta anos.
Primeiras Aulas
Logo nas minhas primeiras aulas de yoga uma coisa me chamou muito a atenção, o público. Percebí que o grupo de colegas era bem eclético. Era uma turma grande com pessoas de todos os gêneros e faixas etárias. Observei que algumas senhoras, com seus setenta e poucos anos, com suas cabeças bem branquinhas, eram extremamente flexíveis e conseguiam fazer as poses com muita facilidade. Quem já experimentou yoga sabe que parece fácil mas, não é. Como iniciante tive muita dificuldade e algumas poses, mesmo as mais simples, eu simplesmente não conseguia fazer.
Motivação
A vontade de envelhecer como aquelas senhoras que praticavam comigo foi determinante na minha escolha de continuar praticando. Eu quero chegar aos setenta, oitenta, mesmo aos noventa anos como elas: fortes e flexíveis! Além disso, comecei a notar uma diminuição na frequência dos meus nódulos de tensão nas costas. Desde os meus vinte e poucos anos eu sofria com esses nódulos frequentemente. Numa ocasião a dor foi tão intensa que me acordou no meio da noite. A dor dos nódulos irradia para uma extenção grande das costas e afeta braços e pernas. Com a prática da yoga os meus começaram a desaparecer. Há tempos não tenho um.
Prática Consistente
À medida que fui praticando consistentemente, fui notando melhorias na flexibilidade, no tônus muscular, no estado emocional e até na capacidade de concentração. É incrível a diferença entre uma atividade física comum e uma atividade física intencional. A yoga é considerada por alguns como uma meditação dinâmica ou movimento meditativo, pois requer atenção plena e foco na respiração. A combinação de meditação, respiração e movimento em uma única atividade traz uma vasta gama de benefícios.
Essa é Minha Praia
Depois de dez anos praticando, digo com certeza que a yoga é a minha atividade física favorita. Estou longe de ser uma yogi avançada mas, sigo dando o meu melhor e notando progresso a cada prática. Cada pose dominada é uma conquista. Para os que gostam de ser desafiados, tem sempre uma nova pose, um novo desafio a ser enfrentado. Adoro correr, pedalar, nadar, escalar, fazer trilhas, andar de caiaque, stand-up paddle mas, yoga é a minha praia. É quando eu me sinto conectada comigo mesma, com o universo e com o divino.
Comunidade
Eu tive a felicidade de encontrar bons studios de yoga e professoras maravilhosas por onde eu passei. Atualmente frequento o studio The Yoga Mix que possui um grupo de professoras que são as melhores que já tive até agora. O studio é pequeno e aconchegante e a comunidade é amigável e acolhedora. Amanda Hatcher, dona e excelente professora, oferece diferentes modalidades de yoga em diferentes níveis. Adoro a Hot Hatha que é bem desafiadora. Hatha em Sanskrit significa força e essa prática busca equilibrar corpo e mente. Hot Power e suas Vinyasas também é outra aula que adoro. Se eu quero alongar e relaxar eu tenho várias outras boas opções de Gentle Yoga disponíveis lá.
Benefícios
Yogis, como são chamados os praticantes de yoga, afirmam que a yoga acalma e proporciona um bem-estar geral. Atualmente a ciência comprova não só esses como vários outros benefícios.
Depois de analizar dezenas de estudos, O National Center for Complementary and Integrative Health encontrou evidências de que a prática de yoga é benéfica para uma série de diagnósticos. Na lista estão depressão, ansiedade, artrite, fibromialgia e esclerose múltipla. Além disso, a prática ajuda a dormir melhor, reduz dores no pescoço e costas, melhora o equilíbrio, os sintomas da menopausa e alivia o stress de maneira geral.
Yoga, um Movimento Consciente
Outras formas de movimento consciente, como o Tai Chi, provavelmente têm benefícios similares ao da yoga. No entanto pra mim, a yoga é perfeita. Eu venho incentivando meus filhos a experimentar porque lamento não ter começado a praticar mais cedo. Como minha querida professora Amanda Myers sempre diz: cada hora de yoga garante 16 dias extras na expectativa de vida. Quanto antes você começar melhor!
Independentemente do tipo de atividade física que você escolha, o mais importante é que você descubra uma que te deixe feliz. Encontre uma forma de se mexer que faça bem pro seu corpo e pra sua alma. Inclua qualquer que seja essa atividade na sua rotina e inunde seu corpo com as endorfinas que ele merece!
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!
Anna Karina.
Para saber mais sobre a importância da atividade física em nossa saúde leia 10 formas de cuidar da saúde sem gastar dinheiro.
Crédito das fotos para as minhas queridas amigas Temis e Fernanda. Obrigada meninas!
One Response
Ainda tenho esperança de conseguir praticar Yoga de maneira consistente.
Realmente faz muito bem!!!