Uma Janela para a Paz
Não é fácil eu encontrar tempo pra fazer tudo que quero, especialmente agora que estou começando minha empresa e sou a única funcionária. Além disso tenho 2 filhos, um marido, um cachorro e uma casa pra administrar. Por isso nunca pensei que teria tempo pra meditar. Depois de ouvir tantos médicos e profissionais de saúde diferentes falarem sobre os benefícios da meditação, decidi experimentar. Desde que comecei não consigo parar. É difícil descrever a sensação mas, a meditação é um momento tão meu, me faz tão bem que resolvi escrever esse texto pra compartilhar minha experiência.
Redução do Estresse
A meditação é uma ferramenta maravilhosa pra regulação do estresse. Quando ficamos parados e voltamos a atenção para a respiração abdominal conseguimos regular a resposta do sistema nervoso para o modo de relaxamento. Nesse estado o organismo reduz a liberação de cortisol, o principal hormônio do estresse. A parte mais difícil é não pensar em nada mas, com o tempo vai ficando mais fácil. O simples ato de estar presente comigo mesma me dá uma sensação incrível de calma.
Saúde Mental
Sempre fui uma pessoa bastante positiva e assertiva, mas claro que tenho meus dias de baixo astral. O auto conhecimento e a auto aceitação que a meditação promove têm me ajudado a navegar melhor por esses momentos de turbulência. Meditar diariamente tem o poder de melhorar tanto a saúde mental que a prática tem sido recomendada por psiquiatras como parte do tratamento de depressão, ansiedade e TDAH.
Concentração
As pessoas se referem a mim como aquela que está sempre fazendo alguma coisa. De fato eu tenho muita energia e sempre consegui fazer bastante coisa. Mesmo assim estou surpresa pelo quão mais produtiva eu estou ultimamente. Não consigo isolar o impacto da meditação mas ela é parte da minha rotina matinal onde eu me conecto somente comigo mesma calma e tranquilamente por pelo menos uma hora. A meditação é como um exercício para o cérebro. Ela fortalece o córtex pré-frontal, que está associado à atenção e à tomada de decisões. Por isso nos torna mais produtivos.
Controle Emocional
A meditação promove também um melhor controle emocional pois nos coloca em sintonia com as nossas emoções. A calma que ela proporciona faz sossegar as aflições e angústias. De alguma forma ela ajuda a sermos mais empáticos o que melhora nossos relacionamentos. Agora sou capaz de reagir aos altos e baixos dos meus filhos adolescentes com mais tranquilidade e clareza. A meditação nos torna resilientes.
Saúde Física
A conexão mente-corpo é super importante para o mecanismo de regulação do estresse e a meditação é uma das maneiras de promover essa conexão. Os impactos no corpo físico são redução da pressão arterial, melhora na qualidade do sono e fortalecimento do sistema imunológico. A meditação pode até ser usada para alívio de dores crônicas. O que eu posso dizer com certeza é que eu tenho dormido melhor do que nunca.
Atenção Plena
O principal propósito da meditação é desenvolver a capacidade de manter a atenção plena, que significa estar totalmente presente no momento. Quando estamos presentes de corpo e alma é que percebemos a beleza e a riqueza das coisas simples da vida. A meditação não faz ninguém mais feliz mas, ela ajuda a mudar a forma com que enxergamos as coisas. Passamos a ser mais gratos por tudo que temos.
Enfim, a meditação tem sido uma experiência única pra mim e eu super recomendo.
Cinco Dicas para Começar
-
Sessões curtas:
Comece com sessões de 2 minutos e vá aumentando aos poucos. Eu comecei com 5 minutos um ano atrás e agora eu vou além de 20 minutos na maioria dos dias. No início, a consistência é mais importante do que a duração. À medida que você for se sentindo mais confortável pode experimentar usar técnicas diferentes ou malas em sua prática.
Também conhecidas como contas (como num terço), as malas ajudam a manter a atenção plena. É como usar um terço pra rezar. Você segura uma conta de cada vez e vai repetindo uma palavra ou frase de sua preferência.
-
Encontre um local calmo:
Eu escolhi minha varanda pois é o meu canto preferido da casa. É tranquilo e fresco pela manhã e é onde eu posso apreciar as luzes do nascer do sol. Encontre o seu cantinho favorito, só precisa ser calmo.
-
Escolha uma postura confortável:
Eu me sento de pernas cruzadas, mas qualquer posição que seja confortável funciona. Pode até mesmo ser em uma cadeira ou deitado. O segredo é manter uma postura ereta e relaxada.
-
Concentre-se na Respiração:
Depois de estar na posição escolhida, feche os olhos e foque na respiração abdominal. Preste atenção ao ritmo natural da sua barriga – inspire de modo a estufar a barriga e expire murchando a barriga. À medida que os pensamentos forem surgindo retorne o foco para a barriga, sem autocrítica. Confie que com o tempo fica mais fácil controlar os pensamentos.
-
Use mantras:
Outro dia me dei conta de que as orações são uma forma de manter a atenção plena, elas nada mais são que mantras mais longos. Eu uso um mantra para a minha meditação porque frequentemente perco o foco. Ouvi uma frase de John Robbins que gostei muito e resolvi adotá-la – “Menos Dor e Mais Amor”. Digo (mentalmente) Menos Dor ao inspirar e Mais Amor ao expirar. É como se eu estivesse colocando menos dor pra dentro de mim e mais amor pra fora.
Como próximo passo estou pensando em experimentar uma meditação guiada. Cathy Heller tem esse serviço onde ela envia 4 meditações diferentes por mês. Gosto muito das meditações dela e acho que pode elevar minha prática para o próximo nível.
O mais importante é lembrar que meditação não é um lugar de julgamento e sim um exercício de aceitação pessoal. Curta o momento de estar apenas com você. Esteja aberto à experiência e você terá o resultado que precisa. Eu encontrei minha janela para a paz.
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!
Anna Karina.
Leia mais sobre outras formas de cuidar da saúde em Cuidar da Saúde sem Gastar Dinheiro.
Crédito da foto para minha querida e talentosa amiga Caroline Kohls.
Anna Resende
Coach de Saúde e Nutrição Integradas
Certificada pelo IIN - Institute for Integrative Nutrition.