Blog

A Indústria da Saúde

Você já parou pra pensar em como está estruturado a indústria da saúde? O sistema de saúde não considera o ser humano como um ser holístico.

Sistema de Saúde Moderno

Você já parou pra pensar em como está estruturada a indústria da saúde? O que chamamos de medicina moderna surgiu em meados do século XIX, pós indústria farmacêutica. Portanto, está em vigor há menos de 200 anos. A era farmacêutica trouxe uma abordagem sistêmica e formulada para o tratamento de enfermidades. Uma abordagem que trata sintomas ao invés da causa-raíz das doenças. Uma abordagem que não considera o ser humano como o ser holístico e complexo que somos.

Medicina Ancestral

As culturas ancestrais, incluindo as da China, Índia, Grécia e Oriente Médio, criaram seus sistemas de saúde há pelo menos quatro mil anos. Acreditem ou não, em muitos países estes sistemas ainda estão em vigor. Aliás, o interesse pela abordagem ancestral nos tratamentos de doenças vêm crescendo ultimamente, inclusive aqui nos Estados Unidos. Os médicos pioneiros trabalharam por anos usando tentativa e erro para criar terapias holísticas cujo objetivo era curar verdadeiramente. Finalmente o trabalho deles está voltando a ter visibilidade.

Validação Científica

As abordagens ancestrais têm sido validadas por centenas de estudos científicos rigorosos. Todos comprovam que a cura pela eliminação da causa raíz é a única, de fato, efetiva. É o que chamamos de cura holística, pois eleva os padrões do corpo, da mente e do espírito. É dessa forma que alcançamos a verdadeira sensação de bem-estar. Infelizmente, a maioria dos médicos atuais trabalha ainda em concordância com os princípios da medicina moderna.

Tratamento Moderno

A indústria farmacêutica se especializou tanto ao longo dos últimos 200 anos que para cada efeito existe uma droga específica. Existe medicamento pra cada tipo de dor, de cabeça, de garganta, muscular, para dor fraca e para dor forte. Existe ainda medicamento pra baixar a febre, o colesterol, a pressão arterial e até pra diminuir a tristeza. De acordo com o CDC, 63% das consultas médicas terminam em receitas. Interessante é que muitas vezes os pacientes não ficam satisfeitos se o médico não prescreve nada. Afinal, ninguém quer sair da consulta de mãos abanando.

Fármacos

O que é mais interessante é pensar em como a indústria farmacêutica formulou seus medicamentos. O conhecimento ancestral sobre as plantas medicinais, ervas e óleos em algum momento foi passado adiante. Os primeiros farmacêuticos então isolaram o princípio ativo dessas plantas e começaram a sintetizá-los em laboratório. Tudo começou com o que a natureza nos fornece! O fato é que as indústrias farmacêutica, de equipamentos médicos e de planos de saúde tornaram-se gigantes do capitalismo. Assim como a indústria de alimentos, acabaram assumindo o controle sobre a nossa saúde.

Triste Realidade

A situação é grave. A Kaiser Family Foundation reportou que 50% dos americanos entre 30 e 49 anos tomam medicação com prescrição médica. Também na mesma situação estão 75% dos adultos entre 50 a 59 anos e 95% dos acima de 65 anos. Um terço das pessoas entre 50 e 59 anos e mais da metade dos acima de 65 tomam quatro ou mais medicamentos regularmente! Essa é a cultura da medicina ocidental, a cura através de drogas.

Reconhecendo as Falhas do Sistema

O primeiro passo para mudar essa triste realidade é reconhecer as falhas do sitema. O entendimento de que as drogas sintéticas causam mais danos que benefícios é a primeira delas. Via de regra a lista de efeitos colaterais contêm pelo menos dez items. O princípio ativo dos medicamentos se contrapõe à natureza dos processos fisiológicos. Portanto, não deveriam ser prescrições de longo prazo. Os anti-depressivos por exemplo, são uma série de fármacos inibidores da recaptação de seratonina. A ingestão dessa droga reduz a produção natural do hormônio e de seus receptores. Esse é o processo natural do organismo em busca do equilíbrio, chamado homeostase. Quando a droga é suspensa o problema pode ser maior do que era antes.

Não é Utopia

Precisamos acreditar que o nosso corpo tem a capacidade de se equilibrar e se curar. Precisamos acreditar que comida é o melhor remédio e confiar que a natureza é a grande provedora. Prevenção é a solução! Prevenir é o caminho mais simples e mais barato. E ainda o mais sustentável pra nossa espécie e para o planeta.

Hippócrates, o pai da medicina moderna, já acreditava no poder de cura da natureza (“vis medicatrix naturae” in Latin). No princípio de que o corpo tem o poder instrínseco de se re-equilibrar e se curar. As terapias de Hippócrates focavam em facilitar o processo natural tendo o repouso e a imobilização como de vital importância. Acredita-se que Hippócrates foi o primeiro a relacionar doenças com causas naturais. Ele já dizia que os problemas de saúde são produto de fatores ambientais, alimentação e estilo de vida. Em algum momento esse conhecimento se perdeu no meio das sifras das gigantes farmacêuticas.

Novo Ciclo

Eu acredito em ciclos evolutivos e acho que é chegada a hora da transição de retorno para a medicina ancestral. A indústria da tecnologia deve seguir em frente mas as farmacêutica e alimentícia precisam perder a soberania. Nós, consumidores, temos o poder maior de decidir o futuro. Quanto menos remédios e alimentos industrializados comprarmos mais estaremos contribuindo para a nossa própria saúde e a do planeta. O retorno à vida simples, da comidinha caseira, do chá medicinal, das hortinhas no quintal (ou mesmo nas varandas), vai fazer um bem danado pra humanidade.

Sistema de Saúde do Futuro

E como seria o sistema de saúde do futuro? Eu imagino o sistema de saúde ideal como sendo uma rede de centros comunitários com profissionais de saúde holística e médicos funcionais trabalhando juntos na prevenção de doenças. Esses profissionais ensinariam as comunidades a usar comida como remédio e prescreveriam atividade física, meditação e terapia ocupacional. Nestes centros haveriam aulas de jardinagem e culinária onde as pessoas aprenderiam juntas a cultivar e cozinhar sua própria comida. Mais importante ainda, essas pessoas estariam se relacionando, convivendo e vivendo o verdadeiro sentido de comunidade. Eu acredito que é possível! E você?

Lembre-se: Bom é o que te faz bem!

Anna Karina.

Para ler sobre como fazer sua horta leia o texto Benefícios da Jardinagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia mais

Sementes de Bem-Estar

Falar de hábitos saudáveis como sementes de bem-estar é parte essencial da minha missão de ajudar a tornar o mundo um lugar livre de doenças

read more

Metas de Ano Novo

Se você tem dificuldade em atingir suas metas de ano novo, este artigo é para você! Um compilado sobre como atingir objetivos.

read more