O Clássico Repaginado
Risoto é um prato clássico que nem sempre é saudável, especialmente quando queremos uma textura cremosa. A receita que estou compartilhando hoje é deliciosa, super saudável e tem aquela textura cremosa que nós amamos. Os 3 ingredientes principais são arroz selvagem, cogumelos e castanha de caju. Essa combinação faz desse clássico uma receita saudável de risoto.
Um Grão Milenar
O ingrediente principal em qualquer risoto é o arroz, claro! Mas poucos sabem que este cereal é a semente de um tipo de grama chamada Oryza Sativa. Arroz têm sido um ingrediente básico na alimentação de mais da metade da população mundial há séculos. Ele é versátil, amplamente disponível e barato. Existem muitos tipos diferentes de arroz, a maioria deles subespécies da Oryza Sativa. Eles são ainda classificados de acordo com a forma de cultivo e de irrigação.
Arroz Branco
O arroz branco é o clássico favorito da maioria e uma boa opção de acompanhamento. No entanto, o arroz branco é um grão refinado e não fornece a fibra que outros grãos integrais fornecem. Ele é uma boa fonte de manganês (30% VD), de ferro (15% VD) e de vitaminas do complexo B (especialmente tiamina, mas também niacina e riboflavina). Apesar do seu valor nutricional, quando comparado a outros tipos de arroz, o branco é o menos nutritivo.
Arroz integral
O arroz integral tem significativamente mais fibras do que o arroz branco. As camadas de farelo e germe que são retiradas do arroz branco estão presentes na versão integral. Isso significa que o integral contém fitoquímicos valiosos, aminoácidos essenciais, minerais, flavonóides e muito mais. O arroz integral também tem menos carboidrato (net carbs) do que o arroz branco. Ele é uma opção mais nutritiva e especialmente melhor para aqueles que precisam restringir carboidrato.
Arroz Preto
O arroz preto é o de cor roxa intensa. Embora contenha aproximadamente o mesmo número de calorias que o branco, o preto é considerado a melhor opção. Não pelo concentração de micronutrientes, mas pelo seu alto teor de polifenóis. O arroz preto tem alta concentração de sete tipos de polifenóis diferentes – que são antioxidantes. Como a antocianina por exemplo, que é o pigmento que dá a cor roxa escura a esse arroz, e é o mesmo encontrado em alimentos como berinjela, amoras e mirtilos. Os alimentos ricos em antocianinas têm sido usados há séculos na medicina tradicional pelos nativos norte-americanos, europeus e chineses no tratamento de uma vasta gama de doenças.
Arroz Selvagem
Por ser muito bom, o arroz preto é muito caro. Por essa razão para esta receita eu escolhi usar o Arroz Selvagem, que na verdade não é arroz! É uma semente de um gênero totalmente diferente de grama! Esta semente tem mais proteína e um pouco menos de carboidrato por xícara que o branco. Não é uma fonte significativa de vitaminas, mas é muito rico em minerais. Uma porção de arroz selvagem contém 82 miligramas de fósforo, 32 miligramas de magnésio e 1,34 miligramas de zinco. Também é muito rico em fibra, além de muito saboroso.
Receita de Risoto Cremoso Saudável
Ingredientes
- 1 xícara de Arroz Selvagem
- 3/4 xícara de castanha de caju
- 1 xícara de cogumelos picados (usei Oyster)
- 1 colher de sopa de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 tomate cortado em cubos
- 1 colher de sopa de azeite
- salsinha, sal e pimenta
Instruções
Para fazer o molho cremoso adicione as castanhas de caju a uma panela pequena e acrescente 1 1/2 xícaras de água. Ferva por 15 minutos e deixe esfriar.
Em uma panela maior, adicione o azeite para refogar a cebola primeiro, depois adicione o alho. Em seguida adicione os tomates e deixe-os dissolver. Então adicione o arroz, os cogumelos e a água para cozimento. Tempere com sal e pimenta e deixe no fogo até o arroz estar cozido.
Coloque no liquidificador as castanhas de caju com a água e bata até obter uma textura de creme de leite. Adicione esse creme ao arroz e pronto! Decore com salsinha e bom apetite!
Para verificar os valor nutricional de castanhas de caju e dos cogumelos, leia Alimente seu cérebro.
Lembre-se: Bom é o que te faz bem!
Anna Karina.